top of page

Como planejar sua primeira viagem em casal (sem DR no processo)

  • Foto do escritor: Gaby Paviani
    Gaby Paviani
  • 3 de jul. de 2025
  • 6 min de leitura

Atualizado: 13 de jul. de 2025

Planejar uma viagem em casal pode ser maravilhoso… ou uma bela prova de resistência emocional (e, se ninguém cuidar, alguém acaba dormindo no sofá da sala. 👀)

Afinal, são gostos diferentes, decisões conjuntas, imprevistos, money on the line e aquela missão de manter o romance, mesmo depois de horas em conexão e zero paciência.

Mas e se eu te falasse que planejar o roteiro da sua viagem pode ser tranquilo e fácil?

Depois de dezenas de roteiros de viagens com o meu noivo (e ZERO brigas sérias – só uns perrengues básicos), separei o passo a passo que evita terapia de casal em pleno aeroporto. Preparados?

Duas taças de vinho branco brindando em frente aos vinhedos da vinícola Larentis em um dia nublado.
Vinícola Larentis em Bento Gonçalves (RS)

É por isso que hoje vim compartilhar nosso segredinho pra que o planejamento da sua primeira aventura a dois seja leve, divertida e cheia de boas memórias (principalmente gastronômicas 🍽️).

Vem comigo:


  1. Escolham o destino juntos

    Às vezes a gente escolhe o destino da nossa viagem por impulso ou só porque tava barato no site.

    Isso é normal (é a famosa "viagem que cabe no bolso").

    Mas, no momento da decisão, no momento de passar os dados do cartão, os dois precisam estar alinhados quanto às expectativas da viagem.

    É isso mesmo que os dois querem?

    Pode não ser o destino dos sonhos, mas uma viagem planejada pode ser muito bem aproveitada e render memórias inesquecíveis!

    Por isso, é uma coisa que precisa ser combinada desde o início.

    Mãos apontando para um mapa em um smartphone durante o planejamento de uma rota de viagem.

  2. Conversem sobre expectativas

    Antes de mais nada, vocês precisam conversar (não é discutir)!

    Isso mesmo! Às vezes vocês podem ficar tão ansiosos para realizar a viagem dos sonhos que acabam nem conversando sobre o que cada um quer, e essa é a parte MAIS importante da viagem! Então, a primeira coisa que devem fazer é sentar, pegar um caderninho e alinhar os estilos: o que cada um espera da viagem? Quanto vocês querem gastar? Um quer descanso e o outro quer bater perna? Um topa hostel e o outro quer um hotel fofo com café na cama? Um quer aventuras radicais e o outro quer fazer compras e relaxar na piscininha? 💆🏻‍♂️

    Bem, vocês precisam deixar claro um pro outro o que querem, e depois planejar em cima disso.

    Combinar isso evita frustrações na hora e deixa tudo mais fluido.

    Dica: façam uma listinha dos “não abro mão”.

    Caderno de anotações "Field Notes", caneta, mapa turístico e embalagens coloridas de balas Leone sobre uma mesa de madeira.

  3. Façam o orçamento do amor (e das tretas)

    Dinheiro é um dos maiores gatilhos de brigas em viagem.

    Por isso, precisa ser entrar na pauta logo de cara.

    Estão sentados? Com o caderninho na mão? Alinhando expectativas?

    Então hora de alinhar os gastos também!

    Combinem o quanto cada um pode e quer gastar, se vão dividir tudo, se um paga o hotel e o outro a comida.

    Quanto querem gastar em passeios? Em hotel? Em comida? E por aí vai...

    O importante é vocês definirem um budget, assim vocês vão conseguir planejar cada ponto da viagem da melhor forma possível!

    E aqui vai uma dica valiosa, hein: vocês podem usar apps como Splitwise ou TravelSpend para ajudar a separar os gastos. Os dois podem ser baixados de graça na Play Store.

    Casal analisando documentos de viagem com uma calculadora e um laptop, enquanto tomam café juntos.

  4. Definam juntos o roteiro

    E é aqui que o bicho começa a pegar, meus queridos...

    Aqui que a viagem começa a tomar forma.

    Vocês já alinharam expectativas, já definiram o budget da viagem, então agora é hora de planejar o roteiro (a parte mais divertida, na minha opinião 😄)

    Vamos lá, talvez essa parte seja bem grande, mas ela é muito importante, então continua aqui comigo, não desiste!

    Aqui não tem certo ou errado, tudo depende do que vocês querem. Os dois querem fazer as mesmas coisas? Ótimo! Não querem? Então talvez um de vocês, ou os dois terão que abrir mão de algo, e tá tudo bem!

    Terapia de graça aqui com a Gaby: isso é saudável! Relacionamentos saudáveis tem diálogo, e os dois vão precisar ceder um pouco para que os dois possam aproveitar (e eu tô falando OS DOIS, não é só uma pessoa cedendo de um lado e o outro lado só aproveitando não, viu!?)

    Para te dar um exemplo: meu noivo AMA aventuras na natureza (trilha, praia e essas coisas naturais tudo...), eu até gosto de vez em quando, mas prefiro um passeio no shopping (isso ele não gosta), conhecer o centro da cidade e tals.

    Mas aqui, nós dois cedemos. Às vezes na mesma viagem, às vezes não. Se vamos pra um destino mais "natureza", a gente inclui passeios na natureza, e se tiver um shoppingzinho ou um centrinho, nós vamos também! Não tem? Então na próxima viagem a gente tenta incluir mais passeios que eu gosto também! Assim os dois ficam felizes e aproveitam!

    Não é difícil, só precisa planejar!

    Coloquem no caderninho (ou planilha, se vocês são mais digitais):

    Quais os passeios vocês querem fazer? Onde querem ir? Quais os locais que vocês não abrem mão por nada? Quais locais vocês talvez não tenham tanta vontade de ir?

    E mais um lembrete importante: de novo, não existe certo ou errado! Todo mundo fala que aquele ponto turístico é imperdível, mas vocês não tem vontade de conhecer? Não precisa conhecer!!!!! E eu tô falando de coração aberto aqui!

    Como todas as mães dizem: vocês não são todo mundo!

    Vejo muita gente indo em pontos turísticos por hype, não porque realmente querem conhecer, e isso pode deixar a viagem chata e cansativa, porque às vezes vocês vão ter que abrir mão de conhecer outros lugares, talvez não tão turísticos, mas que vocês realmente tem vontade, pra ir num lugar que o blogueirinho falou que tem que ir.

    Não façam isso!

    A viagem é de vocês, e vocês tem que aproveitar da melhor maneira possível! Combinado?

    Então, anotem os passeios, quais dias ir, qual o melhor horário pra ir, e sejam felizes!

    E deixem alguns momentos pro descanso, ou só pra caminhar por aí e aproveitar a vista. Isso é saudável também! 😉

    Quadro branco com papéis colados e anotações em post-its coloridos, usado para organização e planejamento de viagem.

  5. A mala: cada um faz a sua (ou não...)

    Tá, esse ponto depende de cada casal, mas...

    Eu recomendo que cada um faça a sua própria mala. Porque?

    Porque planejar viagem é bom, mas é cansativo...fazer malas também! (eu pelo menos não gosto de fazer mala — e ainda menos de 'desfazer' a mala 😅).

    Então se é cansativo, vamos dividir a tarefa! Cada um fica com a responsabilidade de fazer sua própria mala, ok?

    E eu sei que é polêmico, mas tem muito casal por aí que acaba deixando essa tarefa pra uma pessoa só (eu sei disso porque eu vivo isso hehe). Meu noivo tem esse 'problema', ele sempre deixa pro último segundo, e no final, eu acabo tendo que fazer a mala dele, ou pelo menos pegar as coisas principais (que pra ele são secundárias, porque o bichinho nunca lembra de pegar...), como remédios, escova de dente, sabonete, etc.

    Se eu deixasse ele levar a mala que ele arruma, ia ter só umas 4 peças de roupa, cueca e meia, e o resto "azar". 🤦

    Então, cada um com a sua mala! E NÃO deixem pra fazer no último segundo! E revisem depois pra ter certeza que não esqueceram nada!

    Pessoa segurando passaporte, máscara e álcool em gel em frente a uma mala aberta com roupas dobradas.

  6. Cuidem do tempo (e da fome!)

    Viajar é uma correria, e exige muito planejamento pra dar certo (e muitas vezes, mesmo com planejamento, os perrengues acontecem 🤷).

    Tempo e barriga cheia também entram no planejamento da viagem, tá? Nada pior que casal com fome e atrasado (vai por mim).

    Estejam atentos a horários de voo, check-in e check-out de hotéis, horários de passeios, ingressos e tudo mais, sempre mantenham snacks à mão e, principalmente, água (isso é muito importante!).

    Na correria, às vezes a gente esquece de comer e de se hidratar, e isso pode trazer perrengues evitáveis pra viagem. Sabe aquele ditado? "Prevenir pra não remediar".

    Tenham sempre um lanchinho na bolsa ou mochila, pode ser uma barrinha, um chocolatinho, um biscoito, qualquer coisa! E ÁGUA! Vou repetir quantas vezes precisar!

    Outras dicas: não dar rolê de barriga muito cheia (porque pode trazer perrengue também 👀). E estejam prontos com um “plano B” caso role atraso, cancelamento ou muito calor (ou muito frio também...vai que né).

    Calma, dica extra: um app que eu gosto muito é o TripIt, com ele você pode montar seu roteiro já com horários, endereços e até anexar documentos ou fotos (muito útil caso você precise apresentar um ingresso). Também é gratuito na Play Store.

    Relógio clássico marcando 11 horas em uma estação de trem ou metrô com vitrais ao fundo.

  7. Tenham paciência — e se divirtam!

    Viajar em casal é uma experiência de crescimento, pros dois. Vão ter perrengues, sim! Momentos de estresse, de sono, de tédio…

    Mas também de riso, cumplicidade e lembranças únicas.

    Abracem os imprevistos (literalmente, se der!)

    Tirem fotos, se entreguem e vivam!

    O importante é curtirem a jornada juntos, com leveza, parceria e uma pitada de loucura boa. 💃

    Casal se beijando à beira de um lago, com montanhas ao fundo e o sol brilhando no céu azul.

E aí, já viajou em casal? Tá planejando? Me conta nos comentários qual foi o maior perrengue que tiveram ou a dica que você aprendeu na marra!

Ah...! E aproveita pra me acompanhar no Insta (@gab_paviani) e no YouTube (@sonhonamala) — tem muito mais papo de viagem por lá!


Sonhe. Viaje. Viva.


Com carinho,

Gaby 🛫🧳

Comentários


Uma pessoa escorada no parapeito do Duomo di Milano.

sobre mim

Oi oi pessoal! Eu sou a Gaby, a alma sonhadora por trás do Sonhos na Mala. ✈️

Desde pequena, sempre tive um sonho — tá, na verdade foram alguns — uma mala pronta (mesmo que só na imaginação) e uma lista infinita de lugares pra conhecer. Foi a partir do desejo de largar a CLT e ir atrás do que realmente me faz feliz que nasceu o Sonhos na Mala: um cantinho para compartilhar minhas aventuras, dicas de viagem, perrengues (porque sempre tem, né?) e inspirar você a também ir atrás dos seus sonhos.

© 2025 por Sonhos na Mala. Criado com Wix.com

Assine a newsletter

Email enviado!

  • TikTok
  • Youtube
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page