5 erros que a maioria dos viajantes comete e que você pode evitar!
- Gaby Paviani

- 4 de jul. de 2025
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2025
Toda viagem tem seus perrengues, não é mesmo? Mas tem alguns (vários) que você definitivamente não precisa passar!
Eu, particularmente, acho um absurdo quando alguém fala que pegou um táxi em uma cidade turística e foi "roubado" de tão caro que saiu a corrida.
Ou quando alguém fala que foi em uma atração turística e não conseguiu entrar porque não tinha ingresso na hora.
Ou até mesmo quando o viajante perde o horário do trem, ônibus ou entrada em uma atração turística simplesmente porque "se enrolou" nos horários.
Esses, pra mim, são erros de iniciante, e todo viajante experiente raramente vai passar por esse tipo de situação! E aí, você quer evitar esses erros e se tornar um expert em viagem?
Então vem comigo que vou te mandar a real de como fazer uma viagem super tranquila e com o mínimo de perrengues! 😉

Bem, vou mandar a real mesmo, ok?
Hoje em dia a gente já tem acesso a tanta informação na palma da nossa mão que só erra quem realmente tem preguiça de pesquisar!
Aqui eu vou te ensinar a não ser essa pessoa e evitar os erros mais básicos que alguém pode cometer quando vai viajar (e de quebra, provavelmente, economizar tempo e dinheiro! 💸).
Então sem mais enrolação e bora lá:
Pesquise — mas pesquise mesmo, tudo!
Nós estamos na era digital, tantos canais no Youtube, blogs (olha o meu aqui!), assistentes virtuais, etc., e você ainda não pesquisa sobre o lugar que você vai?
Já começou errado!
Escuta a tia Gaby: o melhor jeito de planejar sua viagem pra que ela saia (quase) perfeita, é você pesquisar sobre tudo o que o lugar que você vai oferece e as coisas que você pode fazer por lá!
Mas não é só isso, você pode pesquisar sobre a segurança do local, se é tranquilo passear a noite ou não, sobre a cultura — tem países que se ofendem com certas "atitudes", então é melhor sempre se prevenir antes — sobre os melhores locais pra comer, sobre os melhores hotéis pra ficar, pesquise clima, eventos, e até costumes básicos (isso é real! Vi gente sendo barrado de entrar no Vaticano porque foi de saia curta. Assim não dá, né meu povo!)
Ou até gente que "programou" de ir em uma atração turística, deixar pra comprar ingresso na hora e dar de cara na porta porque o local só vende ingresso online, ou os ingressos já estavam esgotados, ou a fila estava maior que a fila do SUS — alô, Coliseu!
Você pode pesquisar tanta coisa, que se quiser, pode até fazer uma 'viagem virtual'.
Então não venha me falar que reservou um hotel, chegou lá e era furada! Você vai ouvir a minha voz no seu ouvido falando: "eu te avisei, xuxu!". 😌

Sem táxis! Essa já era pra ter aprendido!
Qualé, com certeza você já ouviu, mais de uma vez, que alguém pegou um táxi em algum lugar e levou um susto com o valor do taxímetro depois que a corrida acabou, e só não deixou a calça junto porque iria ser atentado ao pudor. 👀
Se tem uma coisa que eu ouço desde que me conheço por gente, é que não dá pra pegar táxi em nenhum lugar! Seja aqui no Brasil, na Europa, e principalmente, na Ásia.
Eu não quero generalizar, talvez até tenha algum lugar que o táxi vale a pena (eu não acredito nisso, mas vai que né...), mas todas as experiências com táxis que vi gente compartilhando, sempre foi o mesmo desfecho: a pessoa precisou tirar o escorpião do bolso no final da corrida. 🦂
Vamos combinar então: táxi só em último dos últimos casos, quando realmente não tem mais opção!
Vou te contar um perrengue que passei na Itália e que, mesmo assim, não pedi táxi, nem Uber (embora nesse caso pudesse entrar uma exceção hehe).
✨ Story Time ✨
Era umas 20h30 da noite, e depois de passear o dia inteiro pelo centro de Milão, eu e o meu noivo decidimos que era hora de voltar pro nosso Airbnb e descansar. Fomos pra parada de ônibus aguardar o próximo bondinho que iria passar naquele horário.
Aguardamos 10 minutos: "10 minutinhos tá tranquilo", nada do bondinho.
Aguardamos 20 minutos: "nossa, tá demorando, né? Mas ainda tá cedo", nada do bondinho.
Aguardamos 30 minutos: "hmm, tá atrasado, mas tudo bem, no Brasil a gente espera muito mais...", nada do bondinho.
Aguardamos 1 hora: "gente, país de primeiro mundo, o que tá acontecendo?", nada do bondinho.
Então resolvemos pesquisar no Google pra ver se tinha alguma notícia, alguma esperança do bondinho vir. Adivinha!? Naquele exato dia os funcionários de transportes públicos decidiram fazer greve, naquele EXATO horário (acho que a greve iria começar umas 19h).
Não tinha bondinho, não tinha ônibus, não tinha metrô. Só tinha Uber (eu nem quis procurar por táxi, pra falar a real), e estava os zóio da cara porque só tinha Uber Black naquela região.
Até cogitei pedir um Uber, mas meu bolso chorou em Euros, e eu e o meu noivo decidimos que o proletariado não se daria ao luxo dessa vez. Voltamos a pé pro Airbnb, 1 hora de caminhada.
Bem, se eu for tentar ver pelo lado positivo, pelo menos a gente pode apreciar a vista da cidade na caminhada, embora eu preferisse apreciar de dentro do bondinho mesmo...e meus pés também...
Mas enfim, toda essa história pra te mostrar que é bom fazer uma atividade física antes de ir pra Itália...mentira! Estamos falando de táxis, eu sei. Essa seria uma exceção, caso seu bolso permitisse. Mas fora isso, nada de táxi!

Não revisar documentos e reservas
Se às vezes até revisando a gente acaba esquecendo alguma coisa, imagina não revisar ou deixar pra ver tudo na hora?
Pois é, mais um erro básico que muita gente ainda comete.
Imagina você planejar a viagem dos sonhos, pagar caro com transporte, hospedagem e tudo mais, chega na hora: cadê meu documento?
Perder voo por erro no nome da passagem ou até esquecer de fazer check-in no hotel?
Acontece? Não deveria! Isso é o principal numa viagem, sem isso, vira uma dor de cabeça danada, e você vai perder tempo, dinheiro e até um pouquinho de dignidade (tough but true, my friend). Então vamos revisar as coisas antes de sair de casa, meu povo!

Não contratar um seguro viagem
Olha, essa me deixa um pouco preocupada...
Você está a não sei quantos mil km longe da sua casa e não tá nem um pouco preocupado caso você (Deus o livre!) pegue alguma coisa estranha por aí? Eu fico...
"Ah, mas isso é difícil de acontecer"...deixa eu te falar uma coisa: PODE ACONTECER.
E o que você vai fazer? Esperar "passar sozinho"? Gastar o dinheiro que você economizou pra fazer essa viagem acontecer? Melhor estar preparado não?
Meu namorado aprendeu da maneira mais difícil. O doido foi fazer um intercâmbio na Austrália e depois um mochilão pela Ásia. Não fez seguro viagem. Pegou dengue na Tailândia. Teve que pegar um barco, todo ferrado, pra ir até uma ilha em outra província que tinha um hospital público/privado, porque ele não tinha muito dinheiro pra gastar, e o único hospital que tinha no local que ele estava era particular e caro. Fim das contas, ele gastou quase 1000 dólares e poderia ter ficado em um estado pior ainda do que tava, tudo porque não fez o bendito seguro, que poderia ter ajudado ele a ser atendido muito mais rápido, e ter economizado uma grana. 🤦
Já entendeu, né? Faça o seguro viagem!

Levar a vida inteira na mala
Tenho que confessar uma coisa...
Nesse ponto aqui eu sou culpada também. 🙈
Mas eu tô tentando melhorar, ok? Eu sei que esse é difícil de mudar, mas vai te ajudar muito!
Quanto mais coisa você levar na mala, menos espaço você vai ter pra enfiar as lembrancinhas e comprinhas da viagem depois — claro, se você, assim como eu, gosta de aproveitar pra levar uma lembrancinha, ou algumas, da viagem rsrs — e você ainda corre o risco de passar do peso limite da mala e pagar excesso (acontece, viu!?)
Sim, a tentação de levar o “guarda-roupa do apocalipse” é real, mas na prática, você vai usar 30% do que levou...e carregar peso à toa (literalmente).
Então a dica aqui é planejar antecipadamente. Pense em looks versáteis, confira o clima, e confie: você não vai precisar daquele salto 15...ou dos 5 pares de tênis pra uma viagem de 10 dias. 👀

Viajar tem que ser leve, divertido e cheio de boas memórias (não com gastos desnecessários, perrengues ou tretas com o segurança porque você esqueceu de comprar o ingresso antes).
Agora que você já sabe desses 5 errinhos clássicos, já pode arrumar a mala com mais segurança (e menos caos!). 🙆🏻♀️
Me conta: qual desses erros você já cometeu ou quase cometeu?
E se quiser mais dicas de viagem, me acompanha lá no Insta @gab_paviani e no YouTube @sonhonamala.
Sonhe. Viaje. Viva.
Com carinho,
Gaby 🛫🧳







Comentários